Como determinar a intensidade de carga, ou seja, a quilagem correta dos treinos resistidos de maneira segura e individual? Existem algum métodos para se aferir carga(peso) na sala de musculação e as estratégias mais utilizadas são as seguintes:

TCMD (Teste de Carga Máxima Dinâmica) – Também chamado de teste de 1RM (1 repetição máxima), pois deve-se colocar uma carga que possibilite uma, e só uma repetição do exercício, estabelecendo assim 100% da força dinâmica daquele segmento muscular. Este teste não deve ser aplicado para alunos iniciantes ou alguns casos especiais como: idosos, crianças, hipertensos.

TCSD (Teste de Carga Submáxima Dinâmica) – Existem testes submáximos,baseadas nas repetições máximas variantes de 1RM. As mais usadas são 5,6, 8 e 10RMs. São protocolos ideais de ser aplicados em indivíduos ativos e intermediários na prática do treino de força.

TPR (Teste de Peso Por Repetição) – Este é o teste ideal para ser aplicado em alunos iniciantes. Estabelece-se um número desejado de repetições e escolhe-se a carga que possibilite sua execução.

TR (Teste de Repetições) – Existe ainda outro teste simples para ser feito com sedentários. É estimada de maneira aleatória uma carga inicial e o avaliado executa o máximo de repetições possíveis de maneira correta e com velocidade controlada (média ou lenta). Após, é aplicada uma regra de três.

Lembre-se de sempre selecionar o melhor teste levando em consideração as particularidades de cada aluno/cliente.

Quer saber sobre os protocolos de aplicação e cálculo desses testes? Aguarde em breve o meu ebook sobre este tema.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>